Formação
A presente formação foi
planificada para os colaboradores da PT Telecom
Os processos de aprendizagem e
de trabalho estão em fase de mudança. A constante evolução tecnológica, social
e das organizações origina rápidos desajustes e dificuldade de integração,
obrigando os recursos humanos das empresas a alterar comportamentos, posturas e
mentalidades para o desempenho das suas actividades. Um dos instrumentos mais
valiosos para permitir aumentar a plataforma do saber, a produtividade e a
satisfação individual é a Formação Profissional. Quando esta se faz acompanhar
da utilização das novas tecnologias de informação revela-se, cada vez mais, como
um elemento inovador e diferenciador para os alunos e os professores envolvidos
no processo formativo. As novas tecnologias da informação disponibilizam, hoje,
novas estratégias de difusão da informação e novos modelos de comunicação,
alterando as atitudes e o comportamento humano fornecendo-lhe maior apetência
para a sua utilização.
Considerando a natureza
mutável das qualificações e a emergência de um novo tipo de conhecimento
(contexto e conteúdo) criou-se um espaço formativo de auto-aprendizagem caracterizado
por:
1. Pedagogia baseada em projectos
2. Contrato de formação
(objectivos, programa e avaliação)
3. Mecanismos de auto-estudo e
acompanhamento
4. Centro de recursos (CD-ROM,
Web, Tutores e Formandos)
Neste contexto, a
auto-aprendizagem apresenta-se como o paradigma em que o formando assume a
autonomia e a responsabilidade pelo seu projecto de aprendizagem.
De acordo com este modelo, os
alunos acedem ao conteúdo de um curso, disponível em formato CD-ROM
multimédia (especificamente criado para a auto-formação) e têm garantido o
acompanhamento pedagógico remoto diferido, a partir de um serviço de formação à
distância suportado em ambiente Intranet ou Internet (envolvente).
Auto-formação
= conteúdos multimédia em CD-ROM
Envolvente
= acompanhamento pedagógico (ambiente WEB) e acompanhamento Técnico (Tipo Call
Center)
Formação
profissional à distância proporcionou aos alunos facilidades análogas e
habituais à formação profissional presencial, nomeadamente:
1. A sensação de entrada
virtual na sala de aula
2. A possibilidade de efectuar
a sua apresentação no curso
3. A visualização da
apresentação do professor
4. A percepção de quem está
presente no curso (participantes)
5. A possibilidade de
esclarecimento de dúvidas em sala virtual
6. Acesso informações
genéricas sobre o curso
7. Acesso às actualizações de
conteúdos
8. A possibilidade de tomar um
“café virtual” nos intervalos da formação
Deste modo, foi criada um
ambiente Web com varias áreas de trabalho, nas quais se destacam a ESCOLA com o
Fórum de Mensagens, a área do Curso (conteúdos) e a área de apresentações.
A Avaliação de uma acção de
formação pretende avaliar a reacção e percepção dos Formandos, segundo um
modelo qualitativo, nomeadamente o conteúdo programático da acção, os meios, os
métodos pedagógicos utilizados, a organização, os aspectos mais positivos, os
mais negativos e a acção na sua globalidade.
Relativamente à opinião sobre
as vantagens e desvantagens do processo de formação à distância, os alunos
candidatos a ETP seleccionaram como factores mais positivos:
EAD permite maior
disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados (23,4 %)
EAD estimula a
auto-aprendizagem (20%).
EAD garante a experimentação e
a familiarização com novas tecnologias (17,4%)
EAD permite repetições
sucessivas e necessárias para estudar as matérias (17,4%)
E como factores mais
negativos:
EAD não proporciona uma
relação humana alunos/professor típica de uma sala de aula (25,6%)
EAD não gere reacções
imprevistas com respostas imediatas (20,1%)
EAD não elimina as habituais
perturbações nos locais de trabalho, por motivos de serviço (20,1%)
A flexibilidade proporcionada
pelo EAD e o processo de auto-estudo revelaram-se como as principais vantagens,
enquanto que a ausência do calor humano e o trabalho do dia a dia foram as
desvantagens mais apontadas. As deslocações ao Centro de Formação não foram
apontadas por muito alunos (7,7%)como uma das mais importantes vantagens do
EAD, o que subentende uma vontade expressa de deslocações ao centro para
receberem Formação (fora do local de trabalho).
O processo de EAD apresentado
constituí um verdadeiro ensaio de campo, cujos resultados podem e devem ser
levados muito a sério no âmbito da Formação Profissional à Distância.
Apesar do nível etário
elevado, das baixas habilitações e da existência de algumas limitações sérias
na área da manipulação informática, registou-se, com agrado, uma atitude muito
positiva dos alunos face à necessidade de mudança e adaptação implícita a um
novo processo de aprendizagem.
Fonte: Revista de Enseñanza y Tecnología – Mayo - Agosto
2000 pp.25-32
acedido a 13/06/2012
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