Exemplo de Formação

Formação


A presente formação foi planificada para os colaboradores da PT Telecom

Os processos de aprendizagem e de trabalho estão em fase de mudança. A constante evolução tecnológica, social e das organizações origina rápidos desajustes e dificuldade de integração, obrigando os recursos humanos das empresas a alterar comportamentos, posturas e mentalidades para o desempenho das suas actividades. Um dos instrumentos mais valiosos para permitir aumentar a plataforma do saber, a produtividade e a satisfação individual é a Formação Profissional. Quando esta se faz acompanhar da utilização das novas tecnologias de informação revela-se, cada vez mais, como um elemento inovador e diferenciador para os alunos e os professores envolvidos no processo formativo. As novas tecnologias da informação disponibilizam, hoje, novas estratégias de difusão da informação e novos modelos de comunicação, alterando as atitudes e o comportamento humano fornecendo-lhe maior apetência para a sua utilização.

Considerando a natureza mutável das qualificações e a emergência de um novo tipo de conhecimento (contexto e conteúdo) criou-se um espaço formativo de auto-aprendizagem caracterizado por:
1. Pedagogia baseada em projectos
2. Contrato de formação (objectivos, programa e avaliação)
3. Mecanismos de auto-estudo e acompanhamento
4. Centro de recursos (CD-ROM, Web, Tutores e Formandos)
Neste contexto, a auto-aprendizagem apresenta-se como o paradigma em que o formando assume a autonomia e a responsabilidade pelo seu projecto de aprendizagem.

De acordo com este modelo, os alunos acedem ao conteúdo de um curso, disponível em formato CD-ROM multimédia (especificamente criado para a auto-formação) e têm garantido o acompanhamento pedagógico remoto diferido, a partir de um serviço de formação à distância suportado em ambiente Intranet ou Internet (envolvente).
Auto-formação = conteúdos multimédia em CD-ROM
Envolvente = acompanhamento pedagógico (ambiente WEB) e acompanhamento Técnico (Tipo Call Center)
Formação profissional à distância proporcionou aos alunos facilidades análogas e habituais à formação profissional presencial, nomeadamente:
1. A sensação de entrada virtual na sala de aula
2. A possibilidade de efectuar a sua apresentação no curso
3. A visualização da apresentação do professor
4. A percepção de quem está presente no curso (participantes)
5. A possibilidade de esclarecimento de dúvidas em sala virtual
6. Acesso informações genéricas sobre o curso
7. Acesso às actualizações de conteúdos
8. A possibilidade de tomar um “café virtual” nos intervalos da formação
Deste modo, foi criada um ambiente Web com varias áreas de trabalho, nas quais se destacam a ESCOLA com o Fórum de Mensagens, a área do Curso (conteúdos) e a área de apresentações.

A Avaliação de uma acção de formação pretende avaliar a reacção e percepção dos Formandos, segundo um modelo qualitativo, nomeadamente o conteúdo programático da acção, os meios, os métodos pedagógicos utilizados, a organização, os aspectos mais positivos, os mais negativos e a acção na sua globalidade.

Relativamente à opinião sobre as vantagens e desvantagens do processo de formação à distância, os alunos candidatos a ETP seleccionaram como factores mais positivos:
EAD permite maior disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados (23,4 %)
EAD estimula a auto-aprendizagem (20%).
EAD garante a experimentação e a familiarização com novas tecnologias (17,4%)
EAD permite repetições sucessivas e necessárias para estudar as matérias (17,4%)
E como factores mais negativos:
EAD não proporciona uma relação humana alunos/professor típica de uma sala de aula (25,6%)
EAD não gere reacções imprevistas com respostas imediatas (20,1%)
EAD não elimina as habituais perturbações nos locais de trabalho, por motivos de serviço (20,1%)

A flexibilidade proporcionada pelo EAD e o processo de auto-estudo revelaram-se como as principais vantagens, enquanto que a ausência do calor humano e o trabalho do dia a dia foram as desvantagens mais apontadas. As deslocações ao Centro de Formação não foram apontadas por muito alunos (7,7%)como uma das mais importantes vantagens do EAD, o que subentende uma vontade expressa de deslocações ao centro para receberem Formação (fora do local de trabalho).

O processo de EAD apresentado constituí um verdadeiro ensaio de campo, cujos resultados podem e devem ser levados muito a sério no âmbito da Formação Profissional à Distância.
Apesar do nível etário elevado, das baixas habilitações e da existência de algumas limitações sérias na área da manipulação informática, registou-se, com agrado, uma atitude muito positiva dos alunos face à necessidade de mudança e adaptação implícita a um novo processo de aprendizagem.




Fonte: Revista de Enseñanza y Tecnología – Mayo - Agosto 2000 pp.25-32

 acedido a  13/06/2012

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