Modelos

Modelos de Aprendizagem na EAD


No contexto da formação on-line podemos encontrar fundamentalmente dois modelos de aprendizagem: o modelo de aprendizagem autodirigida e o modelo de aprendizagem colaborativa. Estes modelos de aprendizagem adequaram-se segundo diferentes fatores que influenciam o ambiente formativo (custos, público-alvo, conteúdo temático, objetivos de aprendizagem, método, etc.).
Este modelo Aprendizagem Autodirigida tem as seguintes características: O modelo de aprendizagem autodirigida centra-se no indivíduo adulto. Este modelo tem na base exigências relacionadas com o perfil do adulto, tais como a existência de uma forte motivação, organização e autonomia. O indivíduo adulto cria o seu próprio sistema de formação ao longo da vida - diagnostica as suas necessidades, define os seus objetivos, identifica os recursos a utilizar, selecionando e implementando metodologias e estratégias de consecução dos objetivos definidos e avalia os resultados obtidos.
Como principais características deste modelo, podemos referir (Pereira, A., 2006; Schultz, 2006):
• A responsabilização do formando no processo de aprendizagem;
• A disponibilização prévia dos conteúdos e a existência de tutoria complementar aos conteúdos;
• A flexibilidade espacial e temporal, decorrente da gestão do tempo de aprendizagem;
• A adequação deste modelo de aprendizagem à formação contínua.
• A estruturação das tarefas e do conteúdo;
• O enfoque na aprendizagem particular com ensino individualizado, tipo programado;
• Proporcionar o conhecimento dos resultados da aprendizagem;

Quanto ao Modelo de Aprendizagem Colaborativo podemos aplicar a célebre frase de senso comum que afirma “duas cabeças pensam melhor do que uma”.
De facto, o trabalho em equipa tem os seus benefícios visíveis no que respeita à realização e desenvolvimento de aprendizagens significativas e diversificadas.
O modelo de aprendizagem colaborativa tem ganho grande importância e posicionamento no ambiente formativo on-line, quando os diferentes fatores (público-alvo, custos, conteúdos, método, objetivos) coadunam para aplicação deste modelo no contexto formativo on-line.
A colaboração no processo de aprendizagem serve para partilhar e explorar ideias e interesses, como forma de gerar novos conhecimentos e/ou competências num ambiente de cooperação e colaboração.
As características do Modelo de Aprendizagem Colaborativa centram-se na partilha de conhecimentos, experiências e informações no seio do grupo formativo.
Este modelo tem na base a interação e comunicação entre os sujeitos do ato formativo, tais como competências de relacionamento interpessoal, empatia, entreajuda, organização e feedback fluente. O indivíduo adulto coopera na construção de aprendizagens significativas – propõe ideias, faces aos problemas ou necessidades do grupo, maximiza e gere o seu tempo de forma a atingir os objetivos propostos para o grupo de partilha, identificando os recursos a utilizar, selecionando e implementando metodologias e estratégias de grupo para o alcance dos objetivos definidos.
O modelo de aprendizagem colaborativa apresenta as seguintes características (Pereira, A., 2006; Schultz, 2006): A capacidade de aprendizagem do indivíduo para expressar as suas ideias e perceber as ideias dos outros;
• A aprendizagem efetuada pelo grupo em consequência da relação de interação estabelecida e das competências e conhecimentos partilhados;
• A importância do ambiente onde a aprendizagem colaborativa se desenvolve;
• A interação e a partilha, que leva a que cada um e o grupo contribuam com os seus esforços;
• A responsabilização e o desenvolvimento da autonomia de cada participante;
• A existência de comunicação síncrona e assíncrona, permitindo a troca e pesquisa de informações.
O modelo de aprendizagem colaborativa assenta assim em oito pilares:
• Conectividade – todos os formandos interagem entre si;
• Repositórios de documentos – todos os formandos têm acesso aos mesmos documentos e ferramentas;
• “Workflow” – o trabalho colaborativo é seguido passo-a-passo pelo tutor, que orienta e apoia o processo de construção de aprendizagens significativas.
• Notificação automatizada por e-mail – Com a ferramenta fórum, os formandos são notificados por e-mail dos contributos colocados pelos colegas no fórum;
• Agenda – Existe uma calendarização para o cumprimento das tarefas por parte de todos os intervenientes;
• Acesso Universal – Todos os formandos têm acesso a toda a informação disponível;
• “Peopleware” – é criado um ambiente de aprendizagem com normas respeitadas por todos os intervenientes, sendo que todos estão conscientes do seu papel e intervenção.



Fonte: Recuperado a 29 de Maio de 2009 de

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