Modelos de Aprendizagem na EAD
No
contexto da formação on-line podemos
encontrar fundamentalmente dois modelos de aprendizagem: o modelo de
aprendizagem autodirigida e o modelo de aprendizagem colaborativa. Estes
modelos de aprendizagem adequaram-se segundo diferentes fatores que influenciam
o ambiente formativo (custos, público-alvo, conteúdo temático, objetivos de aprendizagem,
método, etc.).
Este
modelo Aprendizagem Autodirigida tem as seguintes características: O modelo de
aprendizagem autodirigida centra-se no indivíduo adulto. Este modelo tem na
base exigências relacionadas com o perfil do adulto, tais como a existência de
uma forte motivação, organização e autonomia. O indivíduo adulto cria o seu
próprio sistema de formação ao longo da vida - diagnostica as suas
necessidades, define os seus objetivos, identifica os recursos a utilizar,
selecionando e implementando metodologias e estratégias de consecução dos objetivos
definidos e avalia os resultados obtidos.
Como
principais características deste modelo, podemos referir (Pereira, A., 2006;
Schultz, 2006):
• A
responsabilização do formando no processo de aprendizagem;
• A
disponibilização prévia dos conteúdos e a existência de tutoria complementar
aos conteúdos;
• A
flexibilidade espacial e temporal, decorrente da gestão do tempo de aprendizagem;
• A adequação
deste modelo de aprendizagem à formação contínua.
• A estruturação
das tarefas e do conteúdo;
• O enfoque na
aprendizagem particular com ensino individualizado, tipo programado;
• Proporcionar o
conhecimento dos resultados da aprendizagem;
Quanto ao Modelo
de Aprendizagem Colaborativo podemos aplicar a célebre frase de senso comum que
afirma “duas cabeças pensam melhor do que uma”.
De facto, o
trabalho em equipa tem os seus benefícios visíveis no que respeita à realização
e desenvolvimento de aprendizagens significativas e diversificadas.
O modelo
de aprendizagem colaborativa tem ganho grande importância e posicionamento no
ambiente formativo on-line, quando os
diferentes fatores (público-alvo, custos, conteúdos, método, objetivos)
coadunam para aplicação deste modelo no contexto formativo on-line.
A
colaboração no processo de aprendizagem serve para partilhar e explorar ideias
e interesses, como forma de gerar novos conhecimentos e/ou competências num
ambiente de cooperação e colaboração.
As
características do Modelo de Aprendizagem Colaborativa centram-se na partilha
de conhecimentos, experiências e informações no seio do grupo formativo.
Este
modelo tem na base a interação e comunicação entre os sujeitos do ato
formativo, tais como competências de relacionamento interpessoal, empatia,
entreajuda, organização e feedback fluente. O indivíduo adulto coopera na
construção de aprendizagens significativas – propõe ideias, faces aos problemas
ou necessidades do grupo, maximiza e gere o seu tempo de forma a atingir os
objetivos propostos para o grupo de partilha, identificando os recursos a
utilizar, selecionando e implementando metodologias e estratégias de grupo para
o alcance dos objetivos definidos.
O modelo de
aprendizagem colaborativa apresenta as seguintes características (Pereira, A.,
2006; Schultz, 2006): A capacidade de aprendizagem do indivíduo para expressar
as suas ideias e perceber as ideias dos outros;
• A aprendizagem
efetuada pelo grupo em consequência da relação de interação estabelecida e das
competências e conhecimentos partilhados;
• A importância
do ambiente onde a aprendizagem colaborativa se desenvolve;
• A interação e
a partilha, que leva a que cada um e o grupo contribuam com os seus esforços;
• A responsabilização
e o desenvolvimento da autonomia de cada participante;
• A existência
de comunicação síncrona e assíncrona, permitindo a troca e pesquisa de
informações.
O modelo de
aprendizagem colaborativa assenta assim em oito pilares:
• Conectividade
– todos os formandos interagem entre si;
•
Repositórios de documentos – todos os formandos têm acesso aos mesmos
documentos e ferramentas;
•
“Workflow” – o trabalho colaborativo é seguido passo-a-passo pelo tutor, que orienta
e apoia o processo de construção de aprendizagens significativas.
•
Notificação automatizada por e-mail – Com a ferramenta fórum, os formandos são
notificados por e-mail dos contributos colocados pelos colegas no fórum;
•
Agenda – Existe uma calendarização para o cumprimento das tarefas por parte de
todos os intervenientes;
•
Acesso Universal – Todos os formandos têm acesso a toda a informação
disponível;
•
“Peopleware” – é criado um ambiente de aprendizagem com normas respeitadas por
todos os intervenientes, sendo que todos estão conscientes do seu papel e
intervenção.
Fonte: Recuperado a 29 de Maio de 2009 de
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